segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Antes morrer que perder a vida!

A morte sem dúvida é um assunto que não agrada. Normalmente ficamos um pouco constrangidos ao falar no assunto ou adotamos uma postura de pesar.

Perder alguém nunca será uma experiência fácil de se enfrentar, seja pela morte ou até mesmo pelo fim de um relacionamento, mas por isso mesmo pode ser das experiências que mais fazem crescer. Portanto, ao tomar conhecimento de alguma triste notícia de morte, o melhor que temos a fazer é pensar na vida.

Acredito veementemente que a morte só acontece para os que ficam vivos. Essa sua maior função, ensinar algo aos que ficam. Afinal de contas, não é nunca à toa que rezo que creio na vida eterna.

Acontece que para Deus um dia é como mil anos e mil anos são como um dia, e por mais dolorido que seja aceitar isso na carne, é um fato: tivemos com a pessoa o tempo que deveríamos ter, mas isso não significa que não tenhamos mais a pessoa. Por isso é até meio inadequado dizer que se "perdeu" alguém. Quem tem fé sabe muito bem a quem entrega seus entes queridos, nunca os perde.

É lugar comum, mas deveríamos ter mais medo da vida mal vivida do que da morte.

Há tantos andando por aí que já morreram faz tempo e nem o sabem! Disso sim eu tenho medo. Vivem só para si, para seu dinheiro, seu prazer, seu status, sua beleza... Correm muito, sem tempo para nada, eternamente cansados. Tomam um remédio para dormir e outro para acordar. Convidadas, por exemplo, para um retiro, recusam porque têm muito trabalho a fazer. Não pensam duas vezes em passar por cima de seus valores, sua família ou amigos, para atingir objetivos materiais, momentâneos e passageiros. Cuidam tanto da vida que passa, que esquecem de construir a vida que não passa... A loucura vai fingindo que isso tudo é normal até chegar ao ponto em que o corpo realmente pede um pouco mais de alma. E será que teremos tempo para dar alma a nosso corpo? (1)

Por outro lado, uma vida vivida perante a vontade divina e sendo multiplicada na vida de outras pessoas, nos torna imortais!

Como nos diz meu querido São Paulo Apóstolo:
"O que nos resta dizer? Se Deus está a nosso favor, quem estará contra nós? Quem poderá nos separar do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada? Mas em todas essas coisas somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou. Estou convencido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos nem os principados, nem o presente nem o futuro, nem os poderes nem as forças das alturas ou das profundidades, nem qualquer outra criatura, nada nos poderá separar do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo, nosso Senhor." (1)
"Morte, onde está a tua vitória? Morte, onde está o seu ferrão?" (2)

São certezas que precisam ser reafirmadas a cada conversa, a cada ato, a cada decisão. Afinal, "com efeito, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida?" (4)

(1) Lenine. Paciência
(2) Romanos 8, 31-39
(3) I Coríntios 15, 55
(4) Evangelho de São Marcos 8, 36

4 comentários:

  1. Tenho visto exemplos práticos de pessoas que estão preparadas para a morte. Concidentemente ou não, são as que mais entenderam o que vale na vida.
    Hoje foi um dia que fez também nós, cursilhistas, repensarmos na vida e como anda a nossa fé. Entender o que é difícil ser entendido. Bom ver nesses momentos a união e palavras tão coerentes entre fé e vivência. Obrigada pelas palavras compartilhadas, Pati. Shalom.

    ResponderExcluir
  2. Para quem passa a vida buscando Deus, a morte não mais do que um prêmio, pois indica a libertação dessa vida limitada que vivemos e o começo deuam vida luminosa junto de Deus.
    Para aqueles e aquelas que passam a vida se esquivando de Deus, a morte é um incômodo, um lembrete de que todas aquelas promessas se cumprem:
    - do pó vieste, e ao pó voltarás;
    - Todo aquele que crer será salvo;
    - sede santos como vosso Deus é Santo;
    - como e difícil para um rico entrar no Reino dos Céus;
    - Quem tem apego à sua vida, vai perdê-la; quem despreza a sua vida neste mundo, vai conservá-la para a vida eterna.
    - eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida!
    então, melhor morrer do que perder "a Vida"!

    ResponderExcluir
  3. " Antes morrer que perder a vida!"
    Esta frase diz tudo...além de ser uma benção é uma dádiva ter o real conhecimento do significado da morte...
    palavras maravilhosas e muito bem ditas Paty
    bjao
    Shalom!!!

    ResponderExcluir
  4. Usou bem as palavras e concordo ser essa a melhor forma de vislumbrar a morte.

    ResponderExcluir