terça-feira, 31 de agosto de 2010

100 Anos do Clube Mais Brasileiro

“Corinthians grande,

Sempre Altaneiro
És do Brasil
O clube mais brasileiro.”



Hoje meu time faz 100 anos de história.

Falem o que quiserem os que não gostam de futebol, mas torcer é uma delícia e torcer pelo Corinthians é ainda melhor!

Torcer é um bom exercício para aprender a enfrentar vitórias e derrotas, abrir mão de certezas, confiar, se identificar com outras pessoas, compartilhar algo em comum, dar a volta por cima.

Claro, isso tudo de uma forma “normal”, meu time não é a minha vida, mas é uma parte bem gostosa dela! Principalmente no que se refere a minha família, já que somos na maioria corinthianos, entre primos e tios.

Aqui em casa para sempre vamos ouvir minha mãe contando novamente sobre certa vez, após uma derrota do Corinthians, meu irmão ter vindo até ela chorando e dizendo: “Mãe, por que é que eu tinha que nascer corinthiano?”

É gostosa a sensação de não apenas torcer de vez em quando, mas ser torcedor, sentir-se parte de algo maior.

Cantamos no hino que somos o clube mais brasileiro e que bom seria se o Brasil fosse um país mais corinthiano! Explico:

Quando se fala sobre o elemento humano do Estado nas aulas de Ciência Política, mencionando o conceito de nação, tratamos de um conceito que é emocional, afetivo. É o elemento humano, assim, deve ser o elemento que dá vida ao Estado. Ser nacional trata-se de ter um sentimento de pertença, identificar-se com um grupo, partilhar dos mesmos valores, tradições, costumes. Também é reconhecer o que é que torna o grupo diferente de outros grupos e querer manter justamente as características que nos tornam diferentes dos demais. Digam o que disserem, critiquem o quanto criticarem, perdendo ou ganhando, continuo fazendo parte dessa nação (1).

É o que faz alguém, no meio de um estádio, vendo o time enfrentando um momento ruim, gritar a quem quiser ouvir: “Eu nunca vou te abandonar, porque eu sou louco, louco por ti Corinthians!”

Quanto mais um Estado se confunde realmente com uma Nação, mais forte ele é. Até sem território ele poderia continuar firme, desde que seja uma nação. Quando o povo constitui verdadeiramente uma Nação, torna-se o principal defensor do Estado, dá a vida por ele, não admite que seu Estado seja menosprezado, mesmo com todos os defeitos que ele mesmo possa reconhecer. Sim, sem dúvida, fazer parte da nação não significa não enxergar suas deficiências, ao contrário, leva o torcedor (ops) o cidadão às portas da diretoria, gritando aquilo em que acredita, exigindo mudanças, interferindo nos rumos.

É o que faz a Fiel. Acompanha, fiscaliza, cobra, e também exagera, como todo apaixonado faz! Assim é que se diz que o Corinthians não é um time que tem uma torcida, é uma torcida que tem um time. Gostem os diretores, técnicos e jogadores ou não, o corinthiano não perde um lance, não tira os olhos, não fica quieto.

Por isso tudo é que quando tento explicar o sentimento nacional, o mais fácil é falar aos alunos sobre a nação corinthiana (momento em que logo ganho simpatizantes e opositores!).

E é por isso tudo que digo que seria bom se, além de ter no Brasil o clube mais brasileiro, tivéssemos também o país mais Corinthiano!

(1) “[...] um grupo humano no qual os indivíduos se sentem mutuamente unidos, por laços tanto materiais como espirituais, bem como conscientes daquilo que os distingue dos indivíduos componentes de outros grupos nacionais.” HAURIOU, Maurice apud BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. 10 ed. São Paulo: Malheiros, 2004. p. 79.

2 comentários:

  1. "Ser Corinthiano vai muito além
    De ser ou não ser o Primeiro
    Ser Corinthiano é Ser também
    Um Pouco mais Brasileiro"
    Toquinho

    ResponderExcluir
  2. digam o que quiserem mas hoje, nós estamos na liderança, e digo com mto orgulho....

    ResponderExcluir