sexta-feira, 25 de julho de 2014

Voltando ao Nec Otium

Pois é... foi bom enquanto durou!
Mas agora chega de ócio e retornemos aos negócios, ou seja, a negação do ócio (que vem do latim nec otium).


Para começar as lidas criminológicas, vão aqui algumas dicas preliminares:


FILME
Há tantos filmes bons para conversar sobre Criminologia, que poderíamos passar o semestre inteiro só com Clube de Cinema.
Vamos começar com o mais lembrado sempre: LARANJA MECÂNICA.
Muito interessante para pensarmos sobre as possibilidades de intervenção estatal sobre o indivíduo criminoso.



LIVRO
O Resumo de Criminologia, do Prof. Lélio Braga Calhau é um começo para uma aproximação dos principais conceitos e teorias da Criminologia.


Mas para começar a pensar nos problemas da criminalização e punição no nosso país e no mundo, uma excelente sugestão é AS PRISÕES DA MISÉRIA (os dois estão disponíveis na biblioteca da Campo Real).



MÚSICA
E a Criminologia é tão legal, mas tão legal, que pode ser estudada até com música. Uma banda muito interessante para isso sempre foi O RAPPA. Seguem aí dois vídeos antigos que mostram um pouco do que refletiremos durante o semestre:





Sejam bem vindos ao maravilhoso mundo da Criminologia!






segunda-feira, 14 de julho de 2014

ÓCIO CRIATIVO 2

Voltando da minha voltinha nas ilhas gregas e antes de embarcar para Paris, aí vão mais uns pitacos sobre coisas que gosto de ouvir, ler e assistir. Vai que vocês gostam também né?

Música: Mumford and Sons

Uma banda inglesa muito legal que me foi apresentada pelo meu digníssimo e que é realmente interessante. Instrumentos diferentes, letras lindas, podem dar uma chance sem medo.


Filme: Mais uma vez indicarei dois.

Se Meu Malvado Favorito é a melhor animação que eu vi depois de adulta, Alice no País das Maravilhas é de longe a melhor de quando eu era criança (e até hoje!). Diálogos muito legais, principalmente com o Gato e reflexões para a vida (como todo bom desenho animado deve trazer!)


O segundo é Clube do Imperador. Filme sobre o relacionamento entre professor e alunos, mas sem aquele clichê "turmadepestesrecuperadapeloprofessoralternativo". O filme é sobre o idealismo de um professor e também sobre a sua frustração. Para os meus alunos é uma indireta minha para que pensem sobre a difícil arte de educar quem muitas vezes não quer ser educado!




E por fim, os livros.

Ética e Vergonha na Cara: contando quem são os autores já lhes dou motivo suficiente para que leiam o livro. A obra é como um diálogo entre o filósofo/teólogo Mario Sergio Cortella e o filósofo Clóvis de Barro Filho. Nos faz pensar bastante na pequena corrupção nossa de cada dia.




O Mundo de Sofia: este livro me ajudou a entrar na faculdade e a me virar nos dois primeiros anos de curso. A narrativa sobre as aventuras da menina Sofia prende o leitor ao mesmo tempo em que lições básicas da filosofia universal vão sendo apresentadas.



São as dicas de hoje e ninguém ainda se encorajou a me enviar as próprias!

quinta-feira, 3 de julho de 2014

ÓCIO CRIATIVO

Ok, férias, vocês nem vão aparecer aqui pelo blog... mas vai que!

Então, não é porque vamos ficar sem fazer nada que vamos ficar sem fazer nada né gente?

Vez por outra, nos meus intervalos de banhos de sol aqui nas ilhas gregas (aham..), passarei algumas indicações de livros, filmes, músicas que talvez interessem também aos alunos agora com um pouquinho de tempo livre. Até pode ser que apareça alguma coisa jurídica... mas não muito!


Começando pelos livros, começarei pelo primeiro de todos na minha lista:

O PEQUENO PRÍNCIPE: Não sou eu quem vai ter que contar para vocês que não se trata de um livro infantil, mas descobrirão por vocês mesmos os inestimáveis conselhos e cenas de uma sensibilidade incomparável que se encontram em tão pequeno livro.

Agora falando de filme:


O FABULOSO DESTINO DE AMELIE POULAIN: se nada neste filme for interessante para você, assista nem que seja só pelo colorido lindo que ele tem!

MEU MALVADO FAVORITO: o melhor desenho animado que vi depois que me tornei adulta!

E para sugerir a música vou totalmente na modinha do Super Star:


SURICATO: a melhor banda do programa Super Star já tem um álbum lançado e eu gostei muito. Não sou nenhuma crítica musical mas acho que vale a pena conhecer e penso que é a única banda diferente no programa.

Por hoje é isso. Logo dou mais uns palpites por aqui. Quem quiser comentar meus palpites, tipo "vi e odiei", fiquem à vontade e podem me dar sugestões também!