Pensamentos sobre o tempo e sobre o novo ano, furtados da minha amiga Ana Maria Ribeiro:
" Há um momento para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu" (Ecl3,1)
O capítulo 03 do livro do Eclesiastes ( 1-8) nos lembra que, na vida, há um tempo para cada coisa. Entretanto, nós, seres humanos nem sempre conseguimos entender essa verdade bíblica. Isso se deve ao fato de que vivemos em uma sociedade imediatista e que busca respostas para tudo segundo seus próprios critérios, ignorando, assim, a ação e o tempo de Deus. No entanto, é necessário ter paciência e respeitar o ciclo natural da vida para compreendermos que nem tudo acontece segundo nossa própria vontade.
A vida é marcada por ciclos que norteiam a caminhada e o cotidiano de toda pessoa. Os ciclos ajudam a perceber que é necessário recomeçar sempre, porém, sem desconsiderar cada etapa já vivida ou celebrada. Estamos, agora, iniciando um novo ano. Nesse período é comum ouvirmos dizer: "como o ano passou rápido", "não tive tempo para fazer tudo o que tinha planejado", "preciso dar mais tempo à minha família", "não tive tempo para cuidar de mim", enfim ouvimos lamentações e lamúrias pelo ano que se foi ou pelas coisas que não foram realizadas e, muitas vezes, nós nos esquecemos de pensar no ano que estamos começando.
Por isso, é preciso planejar, organizar, programar aquilo que será feito neste novo ano. Do contrário, ao chegarmos ao final dele, ouviremos ou diremos as mesmas coisas que realmente são ditas e ouvidas em relação a cada ano que termina.
Diante das constantes mudanças pelas quais a sociedade, o mundo - e também cada pessoa - passam, é necessário recomeçar sempre. Porém, isso nem sempre é fácil. A cada ano que se inicia temos a oportunidade de rever nossos valores, conceitos, prioridades, gestos, atitudes e escolhas. Essa revisão precisa ser levada muito a sério, pois é a partir dela que iremos guiar nossas vidas. É preciso, então, termos a coragem de admitir que, em algumas vezes, tomamos a decisão errada, magoamos, ofendemos, machucamos familiares e amigos com palavras agressivas e, por isso, é preciso mudar.
O que não podemos perder de vista é a necessidade de vivermos todos os momentos com respeito e responsabilidade, pois, cada momento é único e irrepetível. Há circunstâncias que nos marcam para toda a vida, seja positiva ou negativamente e, por isso, é conveniente que aprendamos com os fatos, alegrando-nos com as coisas boas e buscando não recair nos mesmos erros e equívocos.
Como nos diz o Eclesiastes, "há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar a planta. Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de destruir e tempo de construir. Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de gemer, e tempo de bailar. Tempo de atirar pedras, e tempo de recolher pedras; tempo de abraçar, e tempo de se separar. Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de jogar fora. Tempo de rasgar, e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar. Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra,e tempo de paz" (Ecl 3,2-8)
Que neste ano de 2013 saibamos respeitar o tempo para que tudo aconteça segundo a vontade de Deus. Que possamos aprender com as perdas e as alegrias. Que tenhamos confiança diante das quedas e decepções. Que possamos sorrir com as conquistas e as vitórias. Que a luta pela vida plena de todos os seres humanos seja a nossa maior bandeira. Que sejamos reconhecidos pelo amor e pelo bem que fizermos aos outros. Que, enfim, em tudo, DEUS SEJA NOSSO MESTRE E GUIA.
Um bom recomeço a todos e que Nossa Senhora, Mãe de Deus, seja nossa companheira de jornada.
Shalom!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário