segunda-feira, 27 de junho de 2011

CURSILHO - Três dias por uma vida


Sempre que convido pessoas para participar de um cursilho e, consequentemente, tornarem-se cursilhistas, tenho uma certa dificuldade em explicar do que se trata.
Como explicar o que faz parte inseparável do que eu sou?
É como tentar explicar por que para mim é importante respirar ou me alimentar, ou seja, é algo tão óbvio, tão necessário para mim que eu é que não entendo como é que pode ter gente que vive sem!
Aceitar o convite exige coragem e não é qualquer pessoa que está disposta a dedicar 3 dias de sua vida tão corrida para simplesmente parar e refletir sobre questões importantes mas que passam batidas entre tantas tarefas que temos a cumprir diariamente.
Porém, invariavelmente, ao final dos 3 dias, os participantes afirmam coisas do tipo: “Se eu soubesse como era bom, teria vindo antes”; “A gente entra sem querer entrar e sai sem querer sair”, “Não vi o tempo passar”...
É claro que tais afirmações, entre tantas outras declarações apaixonadas, não garantem que o novo cursilhista vai continuar participando do movimento e até mesmo da Igreja, tudo vai depender da perseverança.
O fato de escrever este meu texto já é desde logo o reconhecimento de um fracasso. Sim, se preciso escrever um texto explicando porque vale a pena ser cursilhista e as razões pelas quais amo este movimento, é porque não tenho demonstrado adequadamente com a minha vida o quanto foi maravilhoso ter trocado 3 dias de nada por 3 dias que me deram vida e vida em abundância.
Mas, se algum leitor, em algum momento de convívio comigo já encontrou algo a admirar, fique logo sabendo (se ainda não sabe): o grande responsável por todas as minhas tentativas de fazer algo de bom da minha vida é o Movimento de Cursilhos de Cristandade.
É claro que existe também a fundamental influência da minha família, mas acontece que a influência do Cursilho na minha família foi também fundamental.
Também é claro que a verdadeira meta da minha vida é Cristo e não o Cursilho, mas o movimento se mostrou para mim como o melhor instrumento para participar da Igreja Católica e viver meu seguimento a Jesus Cristo.
Participei do meu Cursilho em 1996. Não fui daquelas que se entrega logo de cara e só me dei conta mesmo do quanto tinha sido importante alguns dias depois que saí. Resolvi então participar da primeira Assembléia Festiva, da primeira Escola Vivencial e desde então foram muito raros os convites do cursilho que eu tenha recusado.
Apesar de ser cursilhista ter trazido muitos compromissos para mim e para minha família, minha vida não foi em nada limitada por isso. Ao contrário, a consciência adquirida ao longo de todos estes anos (e ainda em construção) guiou as minhas decisões e abriu inúmeros dos caminhos que escolhi para mim.
Com o Cursilho aprendi a importância de se buscar formação e procurar entender um pouquinho a minha fé, minha Igreja, meu mundo, minhas escolhas. Esta consciência formada a partir do Cursilho é que me permite (e a todos os que se dedicam), estar no mundo sem ser do mundo.
Isto é o que me encanta. A proposta não é para viver dentro da Igreja, mas para, com todos os nossos defeitos e limitações humanas, tentar ser Igreja no mundo. Trabalhando, festando, convivendo.
Fiz meu cursilho ainda antes de entrar na faculdade e foi trabalhando nele que descobri que gostaria de estudar Direito e ser professora. O Cursilho nos ensina a identificar e valorizar nossos talentos, habilidades, vocações e, principalmente, verificar como esta vocação pode ser colocada a serviço da construção do Reino.
Evidentemente que sempre falho nesta missão. Não consigo ainda viver meu ideal em plenitude, mas vou tentando.
Certa vez uma amiga me perguntou que diferença faz ser alguém que tem fé, que se dedica à Igreja ou ser simplesmente alguém ético, honesto, etc?
Eu respondi que nos dois casos a pessoa enfrentará dificuldades, será ridicularizada algumas vezes, será passada para trás em outras e terá vontade de desistir. Aquele que tem fé, como não coloca sua meta na vida presente, como não procura meramente seu bem estar mas sim procura se parecer com Aquele a quem segue, este terá forças acima de si mesmo para continuar a peregrinação por esta pátria que não é definitiva.
Já vi Deus (com o Cursilho) fazer maravilhas na vida de muitas pessoas e famílias, inclusive e notadamente, na minha.
Como também já vi pessoas se afastarem do Cursilho, de Deus e da Igreja e só encontrarem complicações, tornarem a vida cinza ao invés de decolores. Não que ser cristão e ter fé sejam garantia de uma vida simples, muito pelo contrário. A fé não muda nada nas circunstâncias da vida, muda sim a forma como reagimos a elas. Quando as nossas forças não são suficientes, é um privilégio ter a certeza de que forças do alto intercedem em nosso favor.
Isso não se encontra apenas no Cursilho e na Igreja Católica, mas foi nele que eu (e muita gente em 50 anos de história no Brasil) encontraram.
No Cursilho ganhei também alguns dos melhores amigos que alguém pode ter, pessoas com que contarei para o resto da vida, seja nos momentos de festa como também nas tristezas.
É por isso e por tudo o que é impossível explicar, que amo o Cursilho e convido pessoas de quem gosto para que se juntem a nós, para que se permitam este passo na busca do sentido da vida, para que se sintam inteiros, amados e merecedores do maior amor que existe.
Só vivendo para saber. Venha viver esta experiência.

19 comentários:

  1. Prof. Patricia, parabéns pelo texto referente ao cursilho, sempre tive curiosidade, mas vc foi a primeira pessoa que em poucas palavras sanou minhas dúvidas.Quando tiver retiro, gostaria de participar.
    beijos... Denise

    ResponderExcluir
  2. Qual Denise???
    O Cur Jovem Feminino começa amanhã, 14/07. Ainda dá tempo heim!

    ResponderExcluir
  3. Vanderlei Coutinho - Cabo Frio - RJ8 de novembro de 2011 às 10:16

    Caríssima Patty Melhem, saudações Decolores.

    O que mais posso dizer desse movimento maravilhoso que é o Cursilho de Cristandade. Além do mais, você já disse tudo, onde o VER o JULGAR e o AGIR está presente no seu dia-a-dia. Parabéns minha amada e continue sendo sal da terra e luz do mundo. Viva a Vida!!!

    ResponderExcluir
  4. Lindo o texto, posso tomar a liberdade de publicá-lo em nosso blog da GED Jacarezinho, com indicação de autoria e fonte?

    ResponderExcluir
  5. Fique à vontade para publicar aonde desejar. Abraço

    ResponderExcluir
  6. olá paty,li seu texto mais gostaria de ser mais específica,o que vcs fazem no cursilho?na vdd cantam,dança...?!!!Se puder me responder ficarei imensamente grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cantamos, dançamos, rezamos, refletimos e no final e para o resto de nossa vida AMAMOS!

      Excluir
  7. Patrícia, que texto maravilhoso. Fiz o Cursilho em 2015 e foi a melhor escolha de toda minha vida. Será que posso compartilhar esse texto com com algumas pessoas que eu convidei para participarem??

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde!!!
    Lindo texto!!!
    Esse ano vou participar do cursilho e estou anciosa.... o quarto convite que recebo pela mesma pessoa e o engraçado que nunca desistiu.... tenho certeza que tudo vem no tempo certo....

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde!!!
    Lindo texto!!!
    Esse ano vou participar do cursilho e estou anciosa.... o quarto convite que recebo pela mesma pessoa e o engraçado que nunca desistiu.... tenho certeza que tudo vem no tempo certo....

    ResponderExcluir
  10. Patricia, fui convidada a fazer o Cursilho, quando recebi o convite, confesso que fiquei com medo de aceitar, pedi um prazo de três dias para dar a resposta, então neste período entreguei nas mãos do Senhor perguntando se realmente deveria ir, e em sonho Deus me fez o chamado, e eu respondi, Eis- me aqui. Meu Cursilho será do dia 07/04/2016 à 10/04/2016, e não vejo a hora de chegar esse momento.

    ResponderExcluir
  11. Paty, fiz o Cursilho em abril de 2015, e por causa dele, passei a frequentar a igreja e a viver intensamente minha fé. Tudo que você diz nesse texto é mais pura verdade; somente participando do Cursilho para sentir esses tres dias que valem por uma vida. Viva a Vida. Decolores.

    ResponderExcluir
  12. Patrícia, por acaso encontrei este texto, e quero te dizer que me encontrei e me vi em cada palavra, realmente esse movimento foi inspirado pelo espírito santo pra resgatar vidas e pra nos levar pra mais perto de Jesus, sou cursilhista desde 2011, e desde então vejo diariamente as benças e o agir de Deus na minha vida e da minha família. DEcolores!!

    ResponderExcluir
  13. Excelente explanação sobre o Cursilho! Este Material ajudará muito na abordagem e convite a outros NEOS a participarem de novos retiros.

    ResponderExcluir
  14. Patrícia,
    Meus parabéns por transmitir através de palavras o sentido do cursilho.
    Gostaria de acrescentar que não existe denominação espercifica para o cursilho e sim um foco em geral que e um encontro com Cristo. Se alguém gostaria de ouvir Deus falar consigo é só fazer o cursilho e se entregar de peito aberto, pq lá, vcs ouvirão Deus falar tremendamente e responder todas as suas dúvidas. Quando fiz me senti privilegiada ao receber tanto amor e saber que o segredo está no amor, pois o amor é o bem maior, me senti íntima de Deus e lá Ele me tirou dúvidas, curou feridas, me deu uma força sobrenatural que eu não sabia que tinha e tirou a venda obscura que o mundo colocou em mim. Não hacomo dizer que o cursilho não faz diferença na nossa vida, quando vamos de peito e mente aberta para receber: as bençãos do senhor, o amor dos irmãos e o dono de compartilhar tudo que se aprendeu. Em suma, o cursilho é uma experiência única e indescritível com o Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Ass.: Michele Maria

    ResponderExcluir
  15. Patrícia,
    Meus parabéns por transmitir através de palavras o sentido do cursilho.
    Gostaria de acrescentar que não existe denominação espercifica para o cursilho e sim um foco em geral que e um encontro com Cristo. Se alguém gostaria de ouvir Deus falar consigo é só fazer o cursilho e se entregar de peito aberto, pq lá, vcs ouvirão Deus falar tremendamente e responder todas as suas dúvidas. Quando fiz me senti privilegiada ao receber tanto amor e saber que o segredo está no amor, pois o amor é o bem maior, me senti íntima de Deus e lá Ele me tirou dúvidas, curou feridas, me deu uma força sobrenatural que eu não sabia que tinha e tirou a venda obscura que o mundo colocou em mim. Não hacomo dizer que o cursilho não faz diferença na nossa vida, quando vamos de peito e mente aberta para receber: as bençãos do senhor, o amor dos irmãos e o dono de compartilhar tudo que se aprendeu. Em suma, o cursilho é uma experiência única e indescritível com o Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Ass.: Michele Maria

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela escolha de ser uma cursilhista..que lindo testemunho e que clareza você expressou o que é o cursilho..eu me vi nesse testo rsrs.sou cursilhista há 10 ano e amo esse movivento..não sei viver sem fazer parte.Decolores..um forte abraço

    ResponderExcluir
  17. Fiz a experiência em 1995 e vi neste texto a minha história de cursilhista e decolores, pois foi através deste encontro com Jesus que eu encontrei também o desejo de viver, e a minha vida tomou outro rumo muito mais feliz e atuante na Igreja e na vida.

    ResponderExcluir
  18. Decolores, Viva a Vida!

    ResponderExcluir